MEU CURRÍCULO

FORMAÇÃO

2021 - Cursando

Mestrado em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

2012 - 2017

Bacharelado Interdisciplinar em Artes pela Universidade Federal da Bahia (IHAC-UFBA).

Realizei exposição individual intitulada Do fundo da alma toquei a superfície, com curadoria do Prof. Dr. Edgard Oliva, na Galeria do Aluno da Escola de Belas Artes.

Confira alguns registros da exposição.

EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL

2018

Exposição E todo caminho deu no mar realizada no Palacete das Artes, em Salvador/BA, entre 3 de agosto e 16 de setembro de 2018, com 12 fotografias e uma vídeo-instalação, com curadoria de Edgard Oliva.

Confira o ensaio completo e a exposição individual.

Mar de Memórias

PUBLICAÇÕES

2020

Mar de Memórias

Fotolivro publicado pela editora Artisan Raw Books, em 6 de novembro.

ISBN: 978-65-991632-8-9

Confira o fotolivro.

BIENAIS

2021

12a Bienal da UNE

Três fotografias selecionadas para a Mostra Estudantil de Artes Visuais, realizada entre 19 e 23 de maio pelo Canal da Bienal no Youtube.

Confira a apresentação das obras.

EXPOSIÇÕES COLETIVAS

2021

Saudade

Organizada por A Casa FotoArte, a Mostra Fotográfica Virtual Coletiva 'Saudade' contou com a participação de 26 fotógrafos, selecionados por convocatória. Apresentei 6 obras do projeto Mar de Memórias por meio de projeção, em 20 de agosto.

Assista ao vídeo com o trecho de minha participação na mostra.

Segundos Socorros 

Ação coletiva realizada no Espaço Contemporão, em São Paulo/SP, entre os dias 5 e 12 de junho de 2021, com organização geral de Yiftah Peled e Hugo Fortes. No local, foram distribuídas caixas-kits contendo proposições dos 17 artistas participantes. Eu participei com a proposição Memórias Correntes.

Saiba mais sobre a proposição e visualize registros no espaço Contemporão.

Outros Carnavais

Duas fotografias selecionadas para participar da exposição coletiva online, organizada pela galeria Segundo Olhar. Realizada entre 27 de fevereiro e 27 de março, contou com fotografias que homenageavam a maior festa popular do mundo, o carnaval brasileiro.

Confira a exposição.

2020

Olhar Passageiro

Organizada pela TV Ônibus, esta exposição reúne fotógrafos e artistas soteropolitanos para exibir seus trabalhos nas TVs dos ônibus. Participo da 9a temporada do projeto, no período de 10 de dezembro de 2020 a 10 de janeiro de 2021, com uma seleção de fotografias que retratam a relação da população com o mar.

Veja como foi a exibição dos trabalhos.

2019

Delicadeza

Realizada por Ateliê Oriente, em Paraty/RJ, esta segunda edição da exposição fez parte da programação do Festival de Fotografia Paraty em Foco, entre 18 e 22 de setembro de 2019.

Visite a página da exposição.

O mar que nos une

Organizado pelo Consulado-Geral de Portugal na Bahia, contou com obras de diversas linguagens para retratar o Mar,  elemento de ligação entre Portugal e Brasil. Participei a convite da organizadora com quatro fotografias do ensaio E todo caminho deu no mar, expostas na Estação de Metrô Campo da Pólvora, em Salvador/BA, entre 8 e 24 de maio de 2019.

Saiba mais sobre minha participação no evento.

1a mostra integrada de arte

Através de convocatória lançada a artistas de todo o Brasil, as galerias B.Arte e Pamplona realizaram a mostra entre 27 de abril e 11 de maio, em Salvador/BA. Expus duas fotografias: Inútil e O tempo e o mar.

Veja imagens da abertura da exposição.

Delicadeza

Realizada por Ateliê Oriente, esta exposição coletiva fez parte da programação do Festival de Fotografia de Tiradentes, em Minas Gerais, entre 26 e 31 de março de 2019. Participei com a fotografia De Santo e de Sangue, selecionada através de convocatória.​

Confira registros na galeria da mostra.

Universo feminino, singular e plural

Exposição anual, organizada pelo Clube de Arte Fotográfica de Camaçari, cuja edição de 2019 se deu no Boulevard Shopping Camaçari, em Camaçari/BA, município da Região Metropolitana de Salvador. Entre os dias 14 e 31 de março de 2019, a fotografia De Santo e de Sangue foi exibida ao público. A obra recebeu Menção Honrosa do júri.

Clique e confira como foi a mostra coletiva.

Veja imagens da exposição.

SP inspira arte

A Art Lab Gallery realizou esta coletiva em suas dependências, em São Paulo/SP, no período de 22 de janeiro a 9 de março de 2019. Participei com duas obras do ensaio E todo caminho deu no mar.

2018

Mar da Bahia

Aconteceu na Galeria Cláudio Colavolpe, em Salvador/BA, entre os dias 22 de novembro e 23 de dezembro de 2018. Participei com a fotografia De Santo e de Sangue a partir de convite do curador.

Veja como foi a abertura da exposição.

2017

O trabalho e os trabalhadores

Nesta edição da convocatória, tive a fotografia 1129 à frente selecionada e exposta na Passagem Literária da Consolação, em São Paulo/SP, no período de 13 de maio a 30 de julho de 2017. Paralela à exposição, ocorreu o Prêmio Lewis Hine, no qual minha obra ficou em 3ª posição.

2016

O trabalho e os trabalhadores

Convocatória anual realizada pelo Coletivo Olhar Plural e pelo Fotroca para comemorar e pensar o Dia do Trabalho. A coletiva aconteceu no Palacete Carmelita, em São Paulo/SP, entre 15 de maio e 15 de junho de 2016. Participei com uma fotografia.

17.jpg

FEIRAS DE ARTE

2021

Selecionado para participar da Mostra Refúgios - Feira de Fotografia, iniciativa da Margem Hub de Fotografia, com curadoria da Margem Galeria e patrocínio da Prefeitura de Natal/RN através da Lei Aldir Blanc. A feira virtual objetivou promover o colecionismo de obras de arte e a aquisição de fotografias.

Confira o catálogo da feira.

PRÊMIOS

2021

Menções Honrosas

Obtidas na concurso de fotografia profissional Bembé do Mercado para três obras. O concurso teve patrocínio do Estado da Bahia através da Lei Aldir Blanc.

2019

Menção Honrosa

Obtida na convocatória para a exposição Universo feminino, singular e plural​, edição 2019, com a fotografia De Santo e de Sangue.

2017

3º Lugar em Concurso

Obtido no Prêmio Lewis Hine, parte da convocatória para a exposição O trabalho ​e os trabalhadores, edição 2017, com a fotografia 1129 à frente.